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HOMOLOGAÇÃO PARA-CHOQUE 

O para-choque deve ser projetado conforme as normas estabelecidas, respeitando dimensões, resistência e fixação adequadas.​

Deve atender à Resolução CONTRAN vigente e ser aprovado por um engenheiro mecânico responsável.​

O para-choque deve ser fabricado com materiais compatíveis e resistentes.​

Testes de resistência devem ser realizados para garantir a segurança estrutural e conformidade com as exigências técnicas.

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 Qual benefícios para o Proprietário do caminhão?

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✅ Evita multas e penalidades – Estar dentro das normas evita infrações, retenção do veículo e custos extras.
✅ Facilidade na fiscalização – Caminhões regularizados passam sem problemas em vistorias do Detran, PRF e outros órgãos fiscalizadores.
✅ Aumento do valor do veículo – Caminhões com equipamentos homologados são mais valorizados no mercado e aceitos por transportadoras.
✅ Cumprimento de exigências contratuais – Algumas empresas exigem caminhões dentro das normas para fechar contratos de frete

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Posto Site Para-choque.png

PROTETOR LATERAL

A legalização do protetor lateral de caminhão é um processo exigido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para garantir que o veículo esteja em conformidade com as normas de segurança viária. O protetor lateral tem a função de evitar que pedestres, ciclistas e motociclistas sejam projetados para baixo do caminhão em caso de colisão lateral.

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Qual os benefícios para o Proprietário do Caminhão?

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✅ Evita multas e penalidades - Estar em conformidade com a legislação evita infrações, retenção do veículo e custos adicionais.
✅ Facilita a fiscalização – Caminhões regularizados passam sem problemas em vistorias do Detran, PRF e órgãos fiscalizadores.
✅ Aumento do valor do veículo – Caminhões legalizados e com equipamentos de segurança valorizam-se no mercado.
✅ Possibilita o transporte legal de cargas – Muitas transportadoras exigem que os veículos estejam dentro das normas para evitar restrições em rodovias e contratos de frete.

protetor lateral.png

INCLUSÃO DE EIXO

4 EIXO.png

Para a inclusão de um quarto eixo em semirreboques e reboques, é necessário seguir um processo de regularização e atender às normas do CONTRAN e do DENATRAN.​​

​Por que a ART é necessária?​

A ART é um documento exigido pelo CONTRAN, INMETRO e DETRAN para garantir que a modificação seja feita de acordo com normas técnicas e de segurança. Ele comprova que um engenheiro mecânico ou automotivo, devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), assumiu a responsabilidade pelo projeto e execução da alteração.

Regularização Legal e Evita Multas

✅A ART é obrigatória para que a modificação seja reconhecida pelo DETRAN e demais órgãos reguladores.

✅Sem a ART, o veículo não pode ser legalizado e pode ser multado ou apreendido em fiscalizações.

Emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV)

✅O CSV só é emitido se a ART for apresentada, pois garante que um engenheiro habilitado validou a modificação.

✅Sem o CSV, o CRLV (documento do veículo) não pode ser atualizado.

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